Marca Própria ganha espaço.


De acordo com o texto publicado no portal Mundo do Marketing, de Sylvia de Sá, o mercado está investindo cada vez mais em marcas próprias. No Brasil, segundo dados do 16º Estudo Anual de Marcas Próprias elaborado pela Nielsen, o crescimento chegou a 21% em 2010 com relação a 2009. Já na Suíça e no Reino Unido, as marcas exclusivas representam 46% e 43%, respectivamente. Isso se explica porque na Europa, tudo o que é embalado e comercializado recebe um rótulo e é contabilizado. Diferentemente do Brasil, onde alguns produtos como frutas e legumes recebem novas embalagens, mas não carregam a marca. 
Entretanto, atentos a essa mudança de mercado, empresas do grande varejo como Walmart, Pão de Açúcar e Carrefour estão investindo na valorização de suas marcas, especialmente nos produtos do setor alimentício, como a Viver (Carrefour) e a Taeq (Pão de Açúcar). É uma forma das empresas adotarem um novo posicionamento e se destacarem no mercado, pois através deste investimento o produto se torna mais competitivo e econômico, alcançando um público maior como a classe C e D, sem necessariamente perder o público A/B; e a marca, além de agregar valor ao produto, se fortalece perante a concorrência. 
Tal qual as empresas, o consumidor também passará a mudar seu comportamento, pois estando o produto mais barato, tende a conhecer e consumir as outras linhas que as marcas oferecem. 

Leia o texto na íntegra através do link:
http://www.mundodomarketing.com.br/16,17329,marca-propria-ganha-cada-vez-mais-mercado.htm

Texto Original de Sylvia de Sá, do Mundo do Marketing.
Adaptado por Carol Saboia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário